quarta-feira, 13 de abril de 2022

Em tempos de guerra, é necessário falar


Em tempos de guerra é preciso falar de como uma guerra não faz sentido, de como numa guerra não há herói e tão pouco tem vencedor. Precisamos conversar com nossos filhos, nossos alunos, nossas crianças e com toda a geração que está se formando desinformada. Nós não podemos deixar uma geração inteira se perder por conta da ignorância, do descaso e da falta de informação ou até mesmo da informação falsa e incorreta. Esta conversa se faz necessária e é urgente para  formação de indivíduos conscientes  e esclarecer de que não se ganha com  guerra nenhuma. Com a guerra só se perde. Falemos da paz e sejamos a paz  em nosso meio. Ensinemos aos nossos descendentes como se faz a paz todo dia de nossas vidas

Uma ótima recomendação de leitura para crianças, jovens e adultos é a coleção em mangá GEN PÉS DESCALÇOS, obra quase autobiográfica de KEIJI NAKAZAWA.

KEIJI nasceu em Hiroshima e tinha apenas 06 anos de idade  quando a cidade foi destruída pela bomba atômica , perdeu a família, exceto a mãe. Mesmo muito tempo depois da guerra, Gen  sofreu os efeitos catastrófico que uma guerra vai deixando por onde passa, vendo de perto morrerem seus melhores amigos e muita gente que tentavam sobreviver depois de terem perdido seus familiares.   Inspirado em sua vivência e sobrevivência após a guerra escreveu estórias em quadrinhos. GEM PÉS DESCALÇOS é um clássico e uma obra prima em mangá.

É através dessa coletânea de  10 volumes de GEN PÉS DESCALÇOS , que  o leitor irá viajar na História de um Japão de  cultura, paz e muita esperança, e ainda entender e aprender que  a bomba não caiu do nada em Hiroshima, a bomba foi arremessada por alguém em Hiroshima, aprender isso faz enorme diferença.

GEN PÉS DESCALÇOS é um clássico dos  quadrinhos.  A obra foi traduzida para diversos idiomas e e lançado em mais de 10 países. Acima de tudo, foi a obra que revelou para os japoneses e para o mundo o horror em que Hiroshima se viu mergulhada depois da explosão da bomba atômica . GEN PÉS DESCALÇOS é um registro precioso e um libelo pela paz, e cabe a nós divulgar, compartilhar e não deixar a história se apagar.  

YOSHITAKA KAWAMOTO -  Um sobrevivente da bomba atômica escreveu seu desejo " Quero que as crianças aprendam sobre Hiroshima. E quando crescerem, quero que transmitam a mensagem corretamente para a próxima geração. Desejo que os jovens carreguem consigo um correto senso de julgamento, para que não levem a humanidade `a aniquilação. Este é o meu dever " 

Num tempo turbulento de pandemia, de incertezas, mortes e tristezas, buscamos a  esperança em algum lugar. Minha fonte inesgotável de esperança são os livros, e a leitura seja ela informativa, motivacional educativa ou recreativa é uma poderosa ferramenta contra qualquer estupidez humana.


Convido você a essa deliciosa aventura de conhecimento, de perdas, de dores, revolta, indignação mas também de muita esperança e  perseverança e muito bom humor  de GEN PÉS DESCALÇOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário